PROATI

Projeto PROATI – Apoio à Tecnologia da Informação nas Escolas

A Resolução SEDUC nº 35, de 26 de fevereiro de 2025, institui o PROATI – Projeto de Apoio à Tecnologia da Informação nas escolas da rede pública estadual de São Paulo.

 

Objetivo do PROATI

Promover o uso de tecnologias no ambiente escolar, preparando os alunos do Ensino Médio para o mercado de trabalho e fortalecendo o uso pedagógico de ferramentas digitais nas unidades escolares.

 

 Principais Ações do Projeto

  • Estimular o uso de equipamentos, plataformas digitais e aplicativos nas escolas;
  • Organizar os espaços tecnológicos para o uso pedagógico;
  • Orientar alunos e servidores sobre o uso correto das ferramentas tecnológicas;
  • Apoiar na manutenção e funcionamento de equipamentos eletrônicos.

 

Quem pode atuar no PROATI

A atuação no projeto será feita por:

  • Professores com jornada de 25 horas semanais;
  • Agentes de Organização Escolar (AOE) com jornada de 40 horas semanais;
  • Estagiários de Tecnologia da UNIVESP com jornada de 30 horas semanais.

A quantidade e tipo de profissional varia de acordo com o número de turnos da escola.

 
Perfil dos Participantes

Agentes de Organização Escolar (AOE)

  • Devem ter conhecimentos básicos em informática;
  • Participam de processo seletivo (prova e entrevista);
  • Ajudam na organização dos espaços de tecnologia, apoiam alunos e estagiários e auxiliam na manutenção de equipamentos.

 

Estagiários de Tecnologia (UNIVESP)

  • Devem estar matriculados em cursos superiores da área de tecnologia;
  • Atuam dando suporte técnico, auxiliam na organização dos laboratórios e na orientação dos usuários;
  • A carga horária é de 6 horas diárias, com bolsas conforme contrato.

 

Professores

  • São selecionados via processo seletivo com prova e entrevista;
  • Desenvolvem atividades pedagógicas que integrem as tecnologias ao ensino;
  • Atuam com projetos interdisciplinares e metodologias inovadoras.

 

Funcionamento nas Escolas

  • A distribuição de profissionais segue critérios definidos por turno de funcionamento da escola;
  • A equipe gestora deve seguir o modelo previsto na Resolução;
  • A atuação no projeto não gera acréscimo de remuneração para os AOE ou professores.

 

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